A Política de Privacidade da F C TRADING foi criada para demonstrar nosso compromisso com a segurança e a privacidade de informações coletadas com os indivíduos que interagem com a empresa. A política explica como seus Dados Pessoais são coletados e utilizados por nossa empresa. Ela também explica como você pode acessar e atualizar seus Dados Pessoais, e exercer seus direitos relativos a eles.
O tratamento dos dados pessoais respeita as diretrizes estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018) que passou a vigorar em agosto de 2020. Ainda no âmbito regulatório, por estar presente em área portuária, a F C TRADING está sujeita a padrões regulatórios da Receita Federal do Brasil, no que diz respeito à alfândega e do ISPS-Code (International Ship and Port Facility Security Code) – Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, que estabelece exigências de segurança para a navegação e para as instalações portuárias em todo o mundo – ao qual se refere a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, de 1974, e as Resoluções da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CONPORTOS.
Os dados pessoais são coletados e tratados de acordo com padrões rígidos de segurança e confidencialidade. Os dados pessoais que nos forem passados pelos usuários serão coletadas por meios éticos e legais, podendo ter um ou mais propósitos, sobre os quais os usuários serão informados.
1. QUAIS DADOS UTILIZAMOS?
A F C TRADING coleta dados de seus funcionários, prestadores de serviço, parceiros e motoristas de parceiros.
A empresa coleta informações necessárias para prestar seus serviços. São elas:
• Dados cadastrais: utilizados para questões internas de acesso e desempenho de atividades que dizem respeito a sua operação, como nome completo, CPF, RG, gênero, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail, CNH, cidade, estado etc.
• Dados financeiros: são informações bancárias utilizadas para crédito dos funcionários e parceiros, como código bancário, número da agência e da conta corrente.
• Dados sensíveis: são informações pessoais que envolvem temas como gênero e dados biométricos.
• Informações que coletamos de terceiros como, por exemplo, complementos dos seus dados cadastrais (nome, data de nascimento, CPF, número de telefone, endereço, entre outros).
• Cópias de documentos enviados por funcionários e terceirizados, como comprovante de residência, dados bancários ou cópia de um documento de identidade, geralmente utilizados para comprovação de seu cadastro ou validação de sua identidade.
2. COMO MANTEMOS SEUS DADOS SEGUROS?
A F C TRADING garantirá as segurança e confidencialidade dos dados e definirá como estes deverão ser utilizados, de forma legal, para alcançar finalidades específicas (citadas no tópico 3 desta Política), permitindo total acesso de tais dados ao seu titular, com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).
A F C TRADING adota rígidas medidas de segurança que visam a proteção de seus dados pessoais contra acessos não autorizados, uso indevido, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.
Ressaltamos, contudo, que nenhuma plataforma é completamente segura.
Se existir qualquer preocupação ou suspeita de que os dados da empresa estejam em risco, a F C TRADING solicita que se entre em contato por meio dos canais oficiais de atendimento.
3. FINALIDADE DO TRATAMENTO DOS DADOS
A F C TRADING realiza o tratamento de dados pessoais das seguintes categorias:
I. Funcionários;
II. Dependentes de funcionários;
III. Sócios;
IV. Procuradores;
V. Clientes;
VI. Candidatos;
VII. Visitantes;
VIII. Terceiros/Prestadores de Serviços.
As finalidades para as quais os dados citados no tópico 1 desta Política são coletados e para quais categorias se aplicam são:
• Identificar os profissionais envolvidos direta e indiretamente nas atividades da F C TRADING.
Para estar de acordo com as obrigações legais e regulamentares, precisamos verificar a identidade de nossos colaboradores e colaboradores terceirizados, e isso pode incluir verificações identidade por entidades terceiras.
Categorias a que se aplica: Funcionários; Terceiros/Prestadores de Serviços.
• Assegurar a saúde das pessoas e a segurança das instalações.
Prezando sempre pela segurança, podemos gravar a imagem de todos que entram e circulam por nossas instalações por meio do nosso sistema de monitoramento. Serão coletadas, também, informações pessoais para que possamos possibilitar o acesso às áreas necessárias para a realização das atividades previstas em contrato, de forma a manter um ambiente de trabalho controlado e seguro.
Categorias a que se aplica: Funcionários; Sócios; Procuradores; Clientes; Candidatos; Visitantes; Terceiros/Prestadores de Serviços.
• Garantir os controles e a conformidade dos processos.
Para que a F C TRADING e seus clientes estejam sempre de acordo com as especificidades do contrato e respeitando questões legais e de segurança, é imprescindível que tenhamos posse de todas as informações necessárias para mantermos o controle dos processos. Dentre essas informações estão dados pessoais de colaboradores cujas atividades fazem parte do contrato com nossa prestação de serviço. Categorias a que se aplica: Funcionários; Sócios; Candidatos; Terceiros/Prestadores de Serviços. • Garantir os aspectos contratuais. Após o cadastro em nossa plataforma, será necessário utilizar os seus dados pessoais para desempenhar os nossos serviços e cumprir com as nossas obrigações, de acordo com o que for solicitado e com base no relacionamento contratual com nossos clientes, cumprindo assim com as nossas obrigações contratuais.
Categorias a que se aplica: Funcionários; Dependentes de Funcionários; Sócios; Candidatos; Procuradores; Clientes; Terceiros/Prestadores de Serviços.
• Para garantir o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou garantir o exercício regular de direitos da F C TRADING.
Estamos sujeitos a diversas obrigações legais, provenientes das legislações e regulamentos aplicáveis (por exemplo: legislação de serviços financeiros, leis tributárias, leis de segurança e monitoramento etc.). Por conta destas obrigações e normas, somos obrigados a realizar tratamento de dados pessoais para verificações de identidade, cumprimento de ordens judiciais, leis tributárias, entre outras. Nesses casos podemos, inclusive, utilizar e apresentar as informações em processos judiciais e administrativos, se necessário.
Categorias a que se aplica: Funcionários; Dependentes de Funcionários; Sócios; Candidatos; Procuradores; Clientes; Terceiros/Prestadores de Serviços.
• Para prevenção de fraudes e segurança dos titulares
Realizamos o tratamento de dados pessoais dos colaboradores de nossos clientes com o objetivo de analisar e prevenir contra fraudes diversas, checando a veracidade das informações e atualizando as mesmas junto aos contratantes. Também podemos tratar informações pessoais com a finalidade de dar segurança aos titulares dos dados, prevenindo contra potenciais crimes, alterações de informações importantes, contatos indevidos, medidas contra invasão e segurança de ativos.
Categorias a que se aplica: Funcionários; Dependentes de Funcionários; Sócios; Candidatos; Procuradores; Clientes; Terceiros/Prestadores de Serviços.
4. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A menos que seja exigido pela legislação vigente, em caso de proteção de direitos e/ou recebamos determinação legal/judicial ou a pedido de órgão regulador, suas informações nunca serão transferidas a terceiros ou usadas para finalidades diferentes daquelas para as quais foram coletadas.
5. ARMAZENAMENTO DOS DADOS
Os dados pessoais são armazenados no banco de dados da F C TRADING pelo prazo necessário para atendimento aos prazos legais existentes, enquanto o titular dos dados estiver, direta ou indiretamente, vinculado à F C TRADING. Após esses prazos, manteremos os dados por um período adicional para eventuais auditorias, nos adequando ao cumprimento de obrigações legais ou regulatórias previstas em lei.
Os dados são mantidos pelo tempo necessário para proteger os direitos da F C TRADING e/ou de seus empregados, respeitando os prazos estabelecidos na legislação aplicável, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
6. CONSULTA DOS DADOS PESSOAIS
Caso o titular dos dados deseje realizar a consulta de seus dados pessoais que são tratados pela F C TRADING, solicitamos que entre em contato com o Encarregado de Dados da empresa através do endereção privacidade@fctrading.com.br.
7. ALTERAÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Caso o titular dos dados deseje realizar alguma alteração em seus dados pessoais que são tratados pela F C TRADING, solicitamos que entre em contato com o Encarregado de Dados Pessoais da empresa em nossos canais oficiais.
8. ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Informamos que a F C TRADING revisa, com frequência, os normativos sobre privacidade e nossa própria Política de Privacidade. Assim, recomendamos sua leitura periódica. Caso haja mudança na maneira como coletamos e/ou tratamos as informações ou dados pessoais, bem como no caso de alteração de finalidade, a F C TRADING informará as novas condições de privacidade na presente Política de Privacidade, de forma clara e objetiva, em atenção aos normativos de segurança da informação da F C TRADING, para a gestão transparente do tratamento dos dados pessoais